Não estudar matemática e escrever jornalixo sobre o que não se compreende

Não estudar matemática e escrever jornalixo sobre o que não se compreende

Mais uma pérola da burrice jornalixistica. Mais uma peça de estagiários que há  muitos anos decidiram que matemática era uma seca, mas que agora se acham capazes de escrever sobre assuntos complexos. Mais uma prova da manipulação fétida em nome do recibo verde ao fim do mês. Mais um buraco cavado para alimentar uma profissão decadente.

Daqui a uma década, a Covid-19 pode ser como uma constipação comum e afetar mais as crianças

O artigo não diz nada parecido com isso. Diz que em menos de uma década e provavelmente em menos de um ano será endémica. Claro que dizer que “daqui a um ano a covid pode ser como uma constipação” não vendia cliques nenhuns.

O artigo nunca menciona que afectará mais as crianças nem que seja sem gravidade. Apenas afirma o banal que as infeções primárias serão em crianças, ou seja naturalmente será ainda enquanto crianças que a maioria das pessoas são infectadas a primeira vez. Isso é muito diferente de dizer “afete mais” as crianças, não fazem comparação de número de infeções crianças e adultos, muito menos em termos de gravidade. Apenas incompetencia em entender o básico dos básicos de ciência pelo jornalixo.

However, once the demographics of infection reaches a steady state, our model predicts primary cases occur almost entirely in babies and young children, who in the case of COVID-19, experience a low CFR and a concomitantly low infection fatality ratio (IFR). Reinfections in older individuals are predicted to be common during the endemic phase

 

Depois, o artigo em si é mais do mesmo: modelação de bolas de cristal, com pressupostos completamente delirantes.

Assumem que para outros corona há imunidade aos 15 anos numa grande fatia da população. Para este não. Porquê? Alucinação, zero referências, porque sem isso não havia modelo da treta para fazer alarido.

Assumem que a vacinação induz imunidade duradoura mas a infeção não. Porquê? Alucinação, zero referências, porque sem isso não havia modelo da treta para fazer alarido.

Assumem que não há imunidade cruzada de outros corona para este (mais que provada com dados empíricos). Porquê? Alucinação, zero referências, porque sem isso não havia modelo da treta para fazer alarido.

Assumem que o R0 de um virus pode ser reduzido por medidas de distanciamento.Porque? Porquê? Alucinação, zero referências, porque sem isso não havia modelo da treta para fazer alarido.

Claro que assumindo que as medidas da treta “aplanam da curva” depois demora 10 anos. O jornalixo vai atrás da dupla mentira. A mentira que as medidas aplanam o quer que seja, não há qualquer prova, e da mentira de modelação da treta que demora muitos anos. Lindo.

Obviamente os jornalixo adoram magia negra que não compreendem com previsões catastrofistas, dá-lhes mama.

https://science.sciencemag.org/content/early/2021/01/11/science.abe6522

 

Não estudar matemática e escrever jornalixo sobre o que não se compreende

Anterior
Próximo