A Suécia tem muitos mortos? Tem mais que os outros nórdicos?

A Suécia tem mortalidade perfeitamente banal no ano 2020.

Se usarmos a métrica mais objectiva e não sujeita a manipulação e critérios burocráticos, a mortalidade total por todas as causas, corrigida ao ligeiro aumento da população Sueca, temos que 2020 terá uma das mortalidades totais mais baixas da ultima década. Neste gráfico fica cristalino, com dados oficiais. Mesmo que existisse um aumento brutal em Dezembro 2020 – que não está a acontecer – seria impossivel a mortalidade ainda chegar aos niveis de 2010. Os anos no gráfico estão invertidos, direita para a esquerda. 2020 só tem dados até semana 50 do ano, restam 2

Os gráficos Z-score do euromomo.eu, também demonstram a banalidade da mortalidade no país. Atenção que são Z-score, não são valores absolutos. Vemos que no inicio de 2020 o pais tinha mortalidade baixo da média, teve uma subida em Março e esteve sempre abaixo da média no verão. A subida no outono é imperceptivel. No total todas estas subidas e descidas anulam-se e a mortalidade ficará em valores triviais abaixo de 100 000 mortos em 2020. O pico da primavera foi muito alto mas muito curto e logo em termos absolutos – de area- é compensado pela baixa mortalidade durante muitos meses do ano. Esencialmente as pessoas vulneraveis morreram em Março, porque “acumularam” em janeiro e fevereiro, e depois do impacto não havia tantas pessoas vulneraveis para morrer no verão. Normal, natural.

Neste gráfico vemos apenas 2020

 

Quando comparado com outros países nórdicos, a Suécia não se distingue em termos de medidas tomadas. Se é verdade que os outros nórdicos, como Noruega, Finlandia, Dinamarca tomaram as mesmas medidas irracionais que o resto da Europa, rapidamente a Noruega e Finlândia aprenderam e recusaram tal suicidio depois de Maio. No Outono Noruega, Finlância e Estónia não tem qualquer medida relevante. Apenas recomendações sem qualquer obrigação e sem qualquer real adesão popular. Apenas há restrições ou obrigação de quarentena a viajantes de paises listados. Nem sequer há obrigação de quarentena a pessoas infectadas.

Ainda que a Noruega e Finlandia tivessem menos “casos” atribuidos a covid durante a primavera, podemos ter a certeza que não se deve a medidas tomadas ou não tomadas. Apenas à evolução natural da infeção, como sempre acontece em todas as épocas de gripe onde paises vizinhos tem variações entre eles muito significativas.

https://www.fhi.no/en/id/infectious-diseases/coronavirus/

Practical Information for Travelers to Finland during Corona Pandemic

Tal como a Suécia durante o ano todo, também esses paises não apresentam qualquer mortalidade acrescida no Outono. Sendo que a Finlância apresenta mortalidade abaixo da média muito significativa.