andre-dias.net

Qual a razão da Bélgica ter uma mortalidade covid tão elevada?

A mortalidade total da Bélgica, sem olhar à causa oficial, a mortalidade por todas as causas está em níveis normais para uma época de gripe, como esteve em Março.
Isto é facilmente visível no euromomo.org, tendo em conta que o que importa não é a altura do pico, mas sim a área descrita pela curva. Um pico alto mas breve não representa mais mortalidade que um pico mais baixo mas muito longo. Os picos de 2020 ainda que altos são muito breves, logo no total um número total de mortos mais ou menos normal.

Adicionalmente os gráficos do euromomo são Z-score que inflacionam a representação gráfica da mortalidade mais cedo ou mais tarde na época de gripe.

A mortalidade “por covid” na Bélgica como em todo o lado é atribuída por testagem PCR. Como sabemos o valor preditivo positivo de tais testes é muito baixo por haver uma prevalência muito baixa. Bastam pequenas diferenças de critério de teste entre países, como mais testes a pessoas sem sintomas ou critério clinico de suspeita de doença, para aumentar logo o número de falsos positivos e logo de pessoas com morte “atribuída burocraticamente” a covid.

Já a mortalidade total em Portugal, por todas as causas, está em níveis altíssimos e chocantes. Facilmente visivel no euromomo com uma curva acima da média durante muito tempo.

Exit mobile version