andre-dias.net

10 perguntas para jornalistas de investigação

10 perguntas para jornalistas de investigação

Clipart of silhouettes and question marks (Computer and Communication) silhouettes,human,group,question mark,question,together

Caros Jornalistas de investigação, ficam 10 potenciais perguntas para repetirem diariamente à DGS, Ministério da Saúde, Infarmed, INSA até terem respostas com prova cientifica substancial

  1. Qual a especificidade, sensibilidade e valor preditivo positvo de TODOS os testes a SARS cov 2 autorizados no mercado Português? Valores expressos com 3 casas decimais?
  2. Porque não são imediatamente propostas contra provas a todos os testes SARS cov 2 positivios? Se até a testes de gravidez – banais – são oferecidas contra prova e são obrigatórias em centenas de outros testes – não há tratamento iniciado sem contra prova positiva – porque não são sequer uma opção e são activamente recusados para resultados positivos de SARS cov 2 ?
  3. Qual o perfil demográfico – idade, doenças, rendimento e morada regional – de todas as vitimas de covid-19? Qual o perfil demográfico da mortalidade total no país durante 2020? Coincide ou há um enviesamento da mortalidade geral para um padrão anormal?
  4. Qual é a taxa e valor absoluto de ocupação de internamento, unidades de cuidados intensivos até ao dia de hoje? Qual é o padrão de ocupação dos ultimos 10 anos.
  5. Qual é o perfil demográfico e evolução da mortalidadde em lares de 3 idade em 2020?
  6. Quais são os números de testes positivos em profissionais de saúde e funcionários de lares, qual o impacto na operacionalidade do SNS e quais as medidas de contenção e equilibrio desse impacto? Quantos médicos estiveram de quarentena, quanto tempo e qual o impacto na prestação de serviços regulares e programados no SNS?
  7. Qual é a prova cientifica revista por pares que justifique a imposição de estado de emergencia, uso de máscaras e demais atentados a direitos consagrados na constituição?
  8. Quem são os conselheiros da DGS, qual o seu curriculo e experiencia em epidemiologia e saúde pública?
  9. Onde estão publicadas as actas de reunião da DGS, infarmed, INSA em assuntos relacionados com aconselhamento ao governo e tomada de decisão no ambito dos estados de emergencia e situações de calamidade?
  10. Quais os modelos usados para prever a evolução da infecção, onde foram publicados e revistos por pares e quais dados de validação foram publicados para esses mesmos modelos?
Anterior
Próximo
Exit mobile version